Urodinâmica

O estudo urodinâmico é um exame realizado para avaliar a dinâmica do aparelho urinário inferior em homens e mulheres, mais especificamente do funcionamento da bexiga e esfíncteres da uretra. Dentre outras funções, o exame serve para auxiliar o diagnóstico da incontinência urinária, sendo importante à fase de enchimento vesical, manobras de esforço que constitui o teste de esforço (TE), pressão de perda sob esforço (PPE) e a fase de micção.

Também é indicado para pacientes com doenças neurológicas, traumatismos vértebra-medulares, retenção urinária, infecção urinária de repetição, hiperatividade vesical, entre outras. O exame permite ainda avaliar diferentes variáveis, como a sensibilidade da bexiga, o volume de enchimento máximo, as propriedades elásticas, a presença de contrações involuntárias e a sua capacidade para se esvaziar.

A urodinâmica completa pode ser realizada em consultório médico, não sendo necessário preparo especial ou administração de anestesia. É considerado um exame indolor, embora possa causar algum incômodo, devido ao uso das sondas.

Diferenciais da Urodinâmica no CIU

O CIU acumula 30 anos de experiência e excelência em estudos urodinâmicos, sendo referência na cidade do Rio de Janeiro para a realização do exame. Muitos dos nossos médicos, habitualmente, ministram diversos cursos e palestras em congressos nacionais e internacionais sobre estudos urodinâmicos.

Visamos proporcionar a melhor experiência possível para o paciente, com foco na segurança e privacidade no exame, além de resultados liberados na hora.