Fisioterapia Pélvica

A Fisioterapia Pélvica é uma subárea da Fisioterapia, que atua na prevenção e no tratamento das disfunções do assoalho pélvico, a partir da realização de exercícios de fortalecimento de seus músculos para a recuperação funcional. Essa subespecialidade é bastante indicada para os seguintes casos: incontinência urinária e anal, retenção urinária, urgência para urinar, constipação, dor pélvica e durante a relação sexual, prolapso de órgãos pélvicos e para pacientes antes e depois de serem submetidos à retirada da próstata.

 

O que é assoalho pélvico?

O assoalho pélvico é um conjunto de músculos e ligamentos que fazem a sustentação dos órgãos pélvicos, tais como bexiga, útero, reto, intestino e todo o conteúdo que fica na pelve, parte baixa do abdômen. Esses músculos se mantêm saudáveis por meio de um equilíbrio de forças e tônus, ou seja, não basta ter apenas força muscular, mas também é necessária a função muscular adequada.

 

Quando ocorre algum problema no assoalho pélvico, que funciona como uma espécie de tapete que segura todos os órgãos acima citados, o assoalho perde a sua força e, com isso, a capacidade de sustentação. Como consequência, os órgãos tendem a cair, desencadeando sintomas e incômodos.

 

Técnicas utilizadas no tratamento pela Fisioterapia Pélvica:

Biofeedback Eletromiográfico

Essa técnica faz uma leitura e análise em tempo real da atividade elétrica das fibras musculares do assoalho pélvico, por meio de sinais auditivos e visuais emitidos por um aparelho (sonda ou eletrodo superficial), que é introduzido no canal vaginal ou anal.

Biofeedback pressórico

Faz uma leitura e análise em tempo real das fibras musculares do assoalho pélvico, utilizando a pressão das fibras musculares, por meio de sinais auditivos e visuais que são emitidos por um aparelho (sonda) introduzido no canal vaginal ou anal.

Eletroestimulação

A técnica utiliza eletrodos no canal vaginal ou anal, que causam a contração dos músculos do assoalho pélvico, levando ao seu fortalecimento. Além disso, é capaz de melhorar a função urinária e a coordenação, contribuindo para a inibição das contrações do músculo detrusor.

Cinesioterapia

Trata-se de exercícios que promovem a contração, controle, resistência e relaxamento do assoalho pélvico, buscando fortalecer e devolver a funcionalidade da musculatura da região

Massagem perineal

É um tipo específico e delicado de massagem realizada na região genital feminina ou, mais especificamente, na região do períneo. Geralmente, a massagem perineal trabalha toda a pele e adjacências da entrada do canal vaginal, promovendo relaxamento e alongamento. A técnica é bastante útil para os casos em que seja preciso facilitar a abertura do canal vaginal, como em pacientes que sofrem de vaginismo, ou visando a preparação da região para o momento do parto.