Ultrassonografia

A ultrassonografia é um exame de rotina anual para pacientes acima de 50 anos, que avalia o funcionamento dos rins, ureteres e bexiga, indicado também para rastrear doenças e alterações prostáticas em conjunto com o toque retal e com outros exames laboratoriais. Dessa forma, a avaliação ultrassonográfica prostática auxilia o urologista na tomada de decisão sobre tratamentos para aqueles homens que têm sintomas relacionados, como por exemplo, dificuldade na micção ou jato urinário fraco.

O exame consiste em um método seguro, não invasivo, que não utiliza radiação ionizante, e com diversas aplicações na avaliação do paciente com afecções urológicas.

Ultrassom da próstata via abdominal

O ultrassom via abdominal dura em média 20 minutos e é indicado para casos em que não há necessidade de realizar uma biópsia da próstata. O exame mostra apenas as alterações visíveis no tamanho e no aspecto da glândula, e é capaz de confirmar ou não as impressões já alcançadas pelo toque retal.

A partir do resultado desse exame, o urologista poderá decidir se vai solicitar uma biópsia ou alguma outra conduta e tratamento da próstata do paciente. Trata-se de um ultrassom abdominal comum, sem riscos para a saúde do paciente, uma vez que não emite radiação e não causa dor. O único preparo necessário é estar com a bexiga cheia, para facilitar a visualização da próstata durante o exame. Não há nenhuma indicação ou cuidado pós-exame.

Ultrassom transretal da próstata

O ultrassom transretal é recomendado para visualizar mais de perto ou realizar biópsia de lesão identificada em outros exames na região. O exame ocorre por meio de uma pequena sonda lubrificada, que é inserida no reto do paciente, captando imagens próximas da próstata.

O procedimento não requer internação hospitalar e é feito, na maioria das vezes, sem anestesia, pois é indolor, podendo apenas causar apenas um leve incômodo. Para os casos de pacientes com fissuras anais ou hemorroidas, é possível utilizar um anestésico leve, para minimizar o desconforto ou qualquer sensação de dor.

Além de dar uma visão bem clara do aspecto da próstata, o ultrassom transretal também é usado em biópsias. Para isso, a sonda ajuda a guiar a agulha da biópsia, garantindo que o material seja retirado do local correto. Em geral, quando há indicação para esse tipo de exame, o médico já solicita a biópsia para aproveitar o mesmo exame.