Próstata aumentada e câncer de próstata possuem o mesmo significado?

A resposta é não. A partir dos 50 anos de idade, é comum os homens receberem o diagnóstico de aumento da próstata, após experimentar sintomas como: dificuldade de urinar, redução do jato urinário, gotejamento, aumento de idas ao banheiro e com urgência, inclusive interrompendo o sono devido à vontade de urinar. Já o câncer de próstata se trata de um tumor maligno, que em sua fase inicial, não costuma provocar sintomas. Por isso, é tão importante realizar exames preventivos para o diagnóstico precoce da doença.

Como é o tratamento de pacientes com aumento da próstata?

Pacientes que apresentam aumento da próstata podem receber tratamentos diferenciados, de acordo com o grau de evolução da condição, que pode variar desde o uso de medicamentos até a indicação de cirurgia. A decisão pelo melhor tratamento dependerá da condição de saúde do paciente, do estágio da condição e da avaliação do médico.

Quando os homens devem iniciar o rastreio para prevenção do câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma das doenças que está inserida no check-up anual de homens acima de 50 anos. Quando há histórico familiar da doença, a indicação para a realização do exame baixa para 45 anos ou até menos, a depender de cada caso.

Mulheres podem ser consultadas por urologistas?

O urologista também trata da saúde da mulher, principalmente, para tratamentos de cistites, infecções urinárias, cálculo renal, incontinência urinária, dentre outras condições.

Existe tratamento eficaz para a ejaculação precoce?

A ejaculação precoce pode ser apenas temporária e, portanto, sem a necessidade de uso de medicamentos. Porém, quando o sintoma se torna recorrente, existem medicações modernas que podem ser muito úteis, mas que só podem ser aplicadas após uma avaliação médica detalhada do paciente.

Após a vasectomia, terei problema com a minha libido?

Não. A vasectomia não é capaz de prejudicar o desejo sexual e nem causar qualquer disfunção erétil. O procedimento é bastante simples e consiste na interrupção do fluxo de espermatozoides dos testículos até a próstata, impedindo a possibilidade de gravidez.

Estou com falta de libido, isso quer dizer que nunca mais vou ter desejo sexual?

A falta de libido pode ter como causa o avanço da idade, também conhecida como andropausa, que ocorre pela falta de produção de testosterona ou por fatores psicológicos, como a presença de transtornos como a ansiedade ou depressão. A boa notícia é que existem tratamentos eficazes para recuperação da libido e, por isso, não é preciso se preocupar. Converse com o seu médico e inicie o tratamento adequado para o seu caso.

Tenho vergonha de ir ao urologista. Isso é normal?

Apesar de todo o movimento sobre a importância de cuidar da saúde dos homens, muitos ainda têm vergonha de agendar a primeira consulta. Porém, quando o assunto é a prevenção de doenças e o aumento da qualidade de vida, é preciso quebrar o preconceito e estar em dia com todos os exames de rotina. Muitas doenças que surgem poderiam ser evitadas ou até mesmo impedidas de apresentarem as suas formas mais graves, caso fossem descobertas em estágio inicial.

Adolescentes precisam ir ao urologista?

Sim, a partir do início da puberdade é fortemente recomendado que o adolescente consulte regularmente o urologista. Mas, caso você tenha um filho do sexo masculino, pode levá-lo à consulta ainda durante a infância para se certificar de que ele esteja saudável e, assim, prevenir doenças futuras.